Torta de goiabada

Por aqui a gente gosta de comer e de cozinhar, como você deve imaginar! E sabemos que os nossos clientes adoram ter uma receita legal, de pratos do Ráscal, para reproduzir em casa.

Então hoje compartilhamos a torta de goiabada do Ráscal, porque nada é mais comfort food do que uma sobremesa para comer morna, com recheio de goiabada mole escorrendo. E como indulgência pouca é bobagem, ainda servimos com generosa colherada de mascarpone bemmm untuoso!

Preparo:
1. Passe a ricota por uma peneira, corte a manteiga em cubinhos e misture grosseiramente com um garfo os dois ingredientes.
2. Misture e peneire a farinha, o fermento, o açúcar e o sal.
3. Coloque todos os ingredientes em uma superfície limpa e fria. Com uma faca grande e larga, sem usar as mãos, corte a manteiga e misture com a farinha até obter uma farofa grossa na qual ainda possam ser vistos pequenos pedaços de
manteiga.
4. Com a faca e a ajuda das mãos, faça uma bola compacta, mas sem trabalhar a massa. Embrulhe em papel-filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos a 1 hora.
5. Em uma superfície limpa e fria, polvilhada com um pouco de farinha ou forrada com uma folha grande de papel-manteiga, abra a massa, com um rolo, no formato de um retângulo. Divida mentalmente esse retângulo em 3 partes e dobre a primeira parte sobre a segunda parte e a terceira parte sobre a primeira. Abra novamente o retângulo com o rolo e repita essa dobra mais duas vezes.
6. Divida a massa em duas partes, embrulhe os dois pedaços em papel-filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos a 1 hora.
7. Retire um dos pedaços de massa da geladeira e abra em um círculo maior do que a fôrma em que irá fazer a torta, levando em conta também as laterais da fôrma.
8. Enrole a massa no rolo e forre a fôrma, não deixe ar embaixo. Com os dedos, pressione a massa nas laterais e cantos do fundo da fôrma.
9. Espalhe a goiabada sobre a massa.
10. Retire o outro pedaço de massa da geladeira e abra em um retângulo de 30 cm de comprimento e 5 mm de espessura corte em tiras de 8 mm de largura usando uma carretilha de ziguezague. Arrume essas tiras sobre a torta, imitando o
desenho de uma treliça e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos.
11. Preaqueça o forno a 180°C por 15 minutos.
12. Leve ao forno, na grade mais baixa, por cerca de 45 minutos ou até a massa ficar dourada.
13. Sirva morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de sorvete de creme, ou iogurte grego ou mascarpone.

A massa também pode ser feita na batedeira. Basta trocar os passos 3 e 4 descritos acima pelos que estão abaixo:
3. Na batedeira planetaria com a “pá de padeiro”, coloque todos os ingredientes e bata rapidamente até formar uma farofa ainda com grumos de manteiga visíveis.
4. Com as mãos faça uma bola achatada, embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por cerca de 30 a 60 minutos.

Dicas:
• Use uma ricota mais seca, sem umidade ou coloque a ricota para secar envolta em um pano, sobre uma peneira
• Massas com muita manteiga são mais difíceis de trabalhar em dias quentes, por isso podem precisar de mais tempo na geladeira ou serem feitas em lugar com ar condicionado.
• Com a sobra da massa faça pasteizinhos recheados de ricota e espinafre.
• Esta torta pode ser congelada crua por 2 meses.

Agora faz essa receita aí na sua casa, tira uma foto e nos marca nas redes sociais, vamos ficar muito felizes de ver nossa receita sendo feita por você! 🙂